sexta-feira, 30 de abril de 2010

O QUE É HANSENIASE




Hanseniase

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa da população.
Cerca de 47.000 novos casos de hanseníase são registrados no Brasil a cada ano. Um melhor conhecimento sobre a hanseníase e seus sintomas ajuda a promover um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, com chances de cura superiores a 90%.
O que é hanseniase?
Conceito: Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo (tipo de germe ou microorganismo) denominado de Mycobacterium leprae. Devido às deformações causadas pela doença, ela era também conhecida como Lepra, nome que ainda batiza o organismo causador. Mas o nome oficial da doença é uma homenagem ao descobridor do bacilo, Gerhard Hansen.
O Mycobacterium leprae é um parasita intracelular que apresenta afinidade por células da pele e por células dos nervos periféricos, ou seja, infecta principalmente estes tecidos.
A hanseníase não é uma doença hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico (sistema de defesa do organismo) da pessoa que foi infectada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário