sexta-feira, 30 de abril de 2010

TUDO SOBRE AIDS


1. O que é AIDS?A AIDS (do inglês aquired immuno-defficiency syndrome) ou síndrome de imunodeficiência adquirida, é uma doença que conta com tratamento mas ainda não tem cura. O vírus que causa a AIDS, o HIV, ataca o sistema imunológico, sistema de proteção do corpo contra doenças. Os danos causados deixam o corpo vulnerável a infecções, chamadas "oportunistas", que podem ser fatais.


2. Porque saber mais sobre a AIDS?É importante saber mais sobre a AIDS porque qualquer pessoa pode contrair o HIV, porque você pode ser HIV positivo, ou porque o seu trabalho pode envolver apoio a pessoas com AIDS. Aprender mais sobre a AIDS pode ajudar a entender os fatos e rejeitar os mitos sobre a doença.


3. Como a AIDS é transmitida?A AIDS é causada por um vírus, o HIV (do inglês human immunodeficiency virus) ou vírus da imunodeficiência humana. Um sistema imunológico saudável é composto por tipos especiais de células brancas chamadas de células B e células T, e depende de certo equilíbrio de um tipo especial de célula T. As células T auxiliares ajudam as células B a combaterem infecções. As células T supressoras dão a ordem para encerrar o ataque quando a infecção é erradicada. O HIV, aparentemente, destrói as células auxiliares sem afetar as células supressoras na mesma proporção. Quando as células supressoras ultrapassam em número as células ajudantes, o sistema imunológico falha.
4. Como a AIDS não é transmitida?A AIDS não é transmitida por mosquitos, contatos casuais (compartilhar comida, pratos, aperto de mãos, abraços ou beijos) cuspe, lágrimas, banhos de piscina, vasos sanitários, maçanetas ou bancos de ônibus.
5. Quais são as conseqüências da AIDS sobre o corpo?O HIV pode permanecer no corpo por anos antes de aparecerem sinais da doença. À medida que o HIV enfraquece o sistema imunológico, sinais e sintomas começam a aparecer. As pessoas podem apresentar:
febre recorrente, incluindo calafrios noturnos;
ínguas o pescoço, nas axilas e na virilha;
perda de peso rápida sem razão aparente;
cansaço constante;
diarréia e queda do apetite;
pontos brancos na boca e ferimentos incomuns na boca;
outras doenças. Normalmente, as pessoas com AIDS não conseguem combater as inúmeras infecções sem tratamento médico. Uma infecção oportunista comum nesta situação é a pneumonia Pneumocystis carinii (PCP), uma rara infecção em outras circunstâncias. Estudos científicos também mostram que o HIV pode causar danos ao cérebro e à espinha vertebral.
6. Como o HIV é transmitido?
Relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada pelo HIV
Compartilhamento de seringas para injeção de drogas com uma pessoa infectada pelo HIV
De mãe soropositiva para bebês antes, durante e depois do nascimento (amamentação) O HIV também pode ser transmitido através de produtos sanguíneos. Esta forma de transmissão é pouco provável hoje em dia, pois:
Todos os doadores são cuidadosamente selecionados
O sangue dos doadores e seus produtos são testados antes do uso Fonte: Department of Health and Mental Hygiene, New York City Government - 12/2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário